A ideia de construir um trem bala que ligasse as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo não é nova. Há décadas, a possibilidade de uma viagem mais rápida entre as duas maiores cidades brasileiras é discutida. No entanto, somente nos últimos anos, esse projeto ganhou força e se tornou uma realidade próxima.
Em 2019, a antiga autorizou a construção do trem bala entre o Rio de Janeiro e São Paulo, que deve ser concluído nos próximos anos. O objetivo do projeto é melhorar a infraestrutura do país e impulsionar a economia, além de oferecer mais uma opção de transporte de alta velocidade.
Neste artigo, vamos explorar mais sobre a construção do trem bala entre o Rio de Janeiro e São Paulo, desde a ideia inicial até a expectativa para a inauguração.
História
A ideia de construir um trem de alta velocidade entre as duas maiores cidades brasileiras remonta à década de 1980. No entanto, somente nos últimos anos, esse projeto ganhou força e se tornou uma realidade próxima.
Em 2008, o governo brasileiro lançou o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que incluía a construção de uma linha de trem de alta velocidade entre o Rio de Janeiro e São Paulo. A expectativa era que a construção começasse em 2010 e que o trem bala estivesse em operação em 2014, a tempo da Copa do Mundo no Brasil.
No entanto, o projeto enfrentou vários obstáculos e atrasos. O custo estimado da construção aumentou consideravelmente e houve dificuldades para obter financiamento para o projeto. Além disso, houve preocupações sobre o impacto ambiental da construção do trem bala e sobre a viabilidade financeira do projeto.
Em 2016, o governo brasileiro cancelou o leilão para a construção do trem bala devido à falta de interessados. No entanto, o projeto não foi abandonado completamente. Em 2019, a antiga autorizou a construção de um trem de alta velocidade entre o Rio de Janeiro e São Paulo, usando uma tecnologia diferente daquela prevista no projeto original.
Características do Trem Bala
O trem bala entre o Rio de Janeiro e São Paulo será um dos primeiros trens de alta velocidade do Brasil. O projeto atual prevê uma linha de 517 km de extensão, que ligará as duas cidades em menos de duas horas.
A tecnologia escolhida para o trem bala é o Maglev, que significa “levitação magnética”. Isso significa que o trem não terá rodas, mas será suspenso no ar por ímãs, o que reduzirá o atrito e aumentará a velocidade.
O trem bala terá capacidade para transportar até 1.000 passageiros por viagem, em vagões que oferecem conforto e comodidade. O trem também terá uma velocidade máxima de 500 km/h, tornando-se um dos trens mais rápidos do mundo.
A linha de trem bala será equipada com uma série de tecnologias avançadas, incluindo sistemas de segurança de última geração, sistemas de monitoramento de tráfego e comunicação, e um sistema de controle de velocidade automático.
Porém a ANTT acabou de autorizar agora em 2023 o início das obras…